Nossa história

Empresa única

A Queijo do Campo nasceu de um sonho de Frans após ter estado numa quinta de gado leiteiro na costa oeste da Austrália.

No final de 2006, com a sua companheira Martine emigraram para o sudoeste alentejano, onde, com poucos meios, iniciaram a construção da empresa.

A empresa localiza-se no concelho de Odemira, a menos de 1 km do Oceano Atlântico, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. É um lugar único para uma quinta de gado leiteiro na Europa.

A brisa fresca do mar e o clima ameno tornam possível o pastoreio, em liberdade, das vacas durante todo o ano, com acesso a pastagem fresca todos os dias.

De forma a potenciar toda a exclusividade do leite, nasceu a ideia de produzir queijo Gouda de pastagem de solo Português, aliando a tradição holandesa de produção de queijo Gouda com a riqueza da pastagem alentejana.

Queijo único

O queijo Gouda de pastagem de solo Português é produzido exclusivamente com o leite de vacas de pastagem: é macio, cremoso e saudável. Na Holanda, este queijo está geralmente disponível desde a primavera, até que as vacas voltem para o estábulo. Aqui, no sudoeste alentejano, fazemos este queijo o ano todo!

A raça das vacas, a erva fresca, o mar, o solo arenoso, o tipo de erva, o queijeiro e o seu modo de preparação e cura garantem que cada queijo tenha o seu sabor característico e único.

Em 2019 a sala de ordenha foi remodelada, o que permite a ordenha duas vezes ao dia das 350 vacas do rebanho.

Para a produção do queijo Gouda de pastagem de solo Português, utilizamos o leite mais fresco, diretamente da sala da ordenha para a queijaria, onde se alia a forma tradicional de produzir queijo com uma queijaria modernamente equipada e que respeita todas a regras de Segurança e Higiene Alimentar.

Scroll to Top